quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Almoço de sábado, no ''Dui''( Alameda Franca, 1590)...

Alameda Franca, 1590. Este foi o endereço de um memorável restaurante que deixou saudade na capital paulista: ''Empório Siriúba''. Nos últimos meses o imóvel estava em reforma, e neste último sábado nós fomos conferir aquele que é um dos mais novos estabelecimentos culinários da cidade de São Paulo: o ''Dui'', comandado pela renomada chef Bel Coelho...Como ex-cliente do ''Siriúba''- onde comíamos à sombra de frondosas árvores em um belíssimo jardim- minha preocupação inicial foi em relação ao ''quanto'' aquele espaço privilegiadíssimo havia sido modificado. Felizmente as mudanças no imóvel foram apenas no plano estético- para melhor, aliás...Nos últimos tempos o ''Empório Siriúba'' estava funcionando em sistema de ''bufê''. Agora, foram retirados os móveis que abrigavam as porções de comida, e o salão de entrada ganhou mais espaço...Ao fundo, lugar onde- claro- preferi fazer esta refeição inicial no ''Dui''( 3 semanas de funcionamento...), lá estava o jardim...Um pouco modificado, sem as bicas com água caindo que davam um toque especial, mas essencialmente o mesmo jardim do antigo espaço. E, só por isto, já estávamos ''meio-conquistados'' pela nova casa...''Por que tanta alegria diante de um jardim?'', alguém poderia perguntar. Só quem vive em São Paulo, em meio à fumaça emitida por milhões de ruidosos veículos todos os dias, pode entender o quão especial é um espaço como este: árvores frondosas em meio a um jardim, com banquinho e mesas nas proximidades...Aquele espaço sempre foi um pequeno ''oásis'' em meio à correria da cidade- notem que está situado há poucos metros da movimentada Avenida Rebouças- e saíamos dali ''renovados'' após alguns instantes de pura paz...O ''Dui'' começa funcionando apenas durante a noite, de segunda a sexta-feira. Nos finais-de-semana abre também de dia nos sábados e domingos, quando podemos ter acesso a todas estas maravilhas em meio ao sol...Bom, mas e a comida? A casa oferece diversas entradas, ou ''tapas''. Escolhi batatas assadas. Saborosas, embora um pouco salgadas...Estas batatas, e mais os deliciosos pães do ''couvert'', forneceram-me os carboidratos necessários. A refeição a seguir, bem mais leve, consistiu de atum semicrú acompanhado de uma salada de abacate. Leve, no ponto exato em que deve ser preparado o atum. Neste pequeno sistema de ''courvert'' mais entrada, o prato acaba sendo o ''grand finale''. Não precisamos nos ''empanturrar'', já que o estômago não distingue entre as diversas substâncias que vão entrando em nosso organismo...Eu poderia ter ficado até mesmo apenas na entrada de batatas assadas, que não me deixaria ''com fome''...Só mesmo a ''gulodice'' para explicar porque, ainda por cima, acabei pedindo uma das sobremesas. Uma deliciosa ''mousse de chocolate acompanhada de sorvete de avelâs''...Precisa dizer mais alguma coisa? No ''Dui'', felizmente, você só paga pelo que come. O jardim e o ambiente agradável, estes ''não tem preço''...Alcnol.

Passeio por Perdizes- 9

Nosso passeio pela região de Perdizes( São Paulo- SP)se aproxima do final. Embora meu estômago já esteja ''roncando'' há alguns minutos, a curiosidade fala mais alto quando estamos diante de novidades...O almoço, constato pelo relógio, ''já foi para o espaço''. Mal teremos tempo de retornar para a parte ''normal'' de Perdizes e tomar um ônibus de volta para a Avenida Paulista. Mas, nestes últimos instantes em meio ao verde da região, ainda é possível ''vasculhar'' mais uma ladeira...Só as pichações mostram que ainda estamos realmente neste planeta, e não em um distante sistema solar... Acredite: Perdizes revela que ainda há bastante verde espalhado pela cidade de São Paulo. Vamos preservá-lo? Alcnol.

Passeio por Perdizes- 8

Do alto de uma ladeira, em uma ''rua sem saída''( para automóveis), vislumbramos uma ampla área verde no bairro de Perdizes. Claro que descemos as escadarias de imediato, em busca de mais esta ''novidade'' para os nossos olhos...Não estamos muito distantes da Avenida Sumaré, constataremos ao final...Mas ainda há muito o que ''fuçar'' nesta região...Uma São Paulo incrivelmente mais verde e tranquila se descortina diante meus olhos...Alcnol.

Saída do estádio, na Mooca...

Felizmente o Juventus saiu-se vencedor da partida do último sábado contra o Palmeiras- B. E com um gol, aí já não gostei tanto, marcado nos primeiros minutos de jogo, quando ainda não havia chegado ao estádio...Estamos agora nas imediações do campo da equipe da Mooca. Rua Javari. E um outro fusquinha- este na cor dourada, a cor da prosperidade- chamou nossa atenção...Na volta, decidimos retornar de metrô e não de trem. Para isto, fizemos uma caminhada em linha reta de cerca de 10 minutos, até a Estação Bresser. Nas vizinhanças desta, um lugar que poderia ser incluído na série ''lugares que fazem remissão ao Rio de Janeiro'': ''Rua Ipanema''...Não se parece nem um pouco com Ipanema, o bairro carioca, aliás...Esta ''Rua Ipanema'' paulistana tem mesmo a cara do Brás, ex-bairro industrial da cidade de São Paulo...Alcnol.