quarta-feira, 16 de maio de 2012

''Floralis Generica'': um presente para Buenos Aires e para o mundo...

Quem diria que uma ''simples'' flor de metal- com aparência de uma boca aberta- fôsse se transformar em um dos maiores símbolos da cidade de Buenos Aires?
Esqueçamos, por alguns instantes, a crescente falta de produtos importados, a inflação, os assaltos divulgados pela imprensa, a Estatização das ações da Repsol.
A capital argentina também é referência mundial na área da cultura. Foi eleita  Capital Mundial do Livro em 2011. Seus espaços para designers, artistas, criadores de todas as espécies e tendências, já se tornaram conhecidos em todo o planeta.
A ''florzinha de metal''- ironicamente com as pétalas abertas para o Universo, em um momento em que o Governo daquele país parece dar as costas para o mundo- já se tornou ''pop''.
Até nas lembrancinhas, como inocentes imãs de geladeira, ela já faz concorrência a ícones tradicionais( como a Avenida 9 de Julio e a Casa Rosada, Palácio Presidencial)...
Quando passamos por ela, nas primeiras horas da manhã, vimos o quanto a ''Floralis'' é querida: várias outras pessoas, assim como nós, se aglomeravam para tirar fotos do mesmo tipo.
Afinal, existem dois tipos de marcos turísticos. Os naturais- dos quais cidades como o Rio de Janeiro são pródigas, com o seu Corcovado e o Pão de Açúcar- e os feitos pelo Homem( podemos citar, entre outros, a Torre Eiffel em Paris- só para dar um exemplo).
Um arquiteto quis fazer uma homenagem à cidade de Buenos Aires, concebendo esta bela flor de metal.
Como todos os criadores de qualquer espécie já tiveram a oportunidade de experimentar, depois que se faz algo, e isto é colocado na ''aldeia global'', já não há a menor possibilidade de ''controlar os seus efeitos''.
A singela homenagem- uma ''simples'' flor de metal com suas ''pétalas'' abertas para o sol- virou ''pop''.
E o arquiteto virou- aos olhos de todos nós que não nos deixamos influenciar por rótulos que separam as disciplinas/carreiras profissionais- ''artista''...
Alcnol.

Avenida Del Libertador- rumo à...

As bicicletas- de uso gratuito, com estações próprias para a sua devolução- são convidativas. O terreno plano, arborizado, com ciclovias, também.
Mas o que eu desejo fazer agora dispensa outros meios que não os dois pés...
Atravessei a ''rua''( ou melhor, Avenida Del Libertador- arredores do Centro Cultural do bairro Recoleta)no semáforo, andei alguns passos em uma ciclovia ora dividida com a calçada ora exclusiva para bicicletas, passei pela Faculdade de Direito de Buenos Aires, e finalmente...
Veja a seguir o resultado deste passeio. Ou melhor, começo de passeio...