segunda-feira, 6 de abril de 2009

Sinais da Páscoa...

Estamos nos aproximando da Páscoa. Em um país cristão, como o Brasil, significa que todos- ou quase todos- procuraremos nos enquadrar nas proibições de consumir carne vermelha na Sexta-Feira Santa ou entraremos no ritmo frenético de presentear nossos amigos e parentes com ovos de chocolate. Sinais da Páscoa podem ser achados por toda a cidade de São Paulo: que tal um coelho gigante em pleno saguão do Aeroporto de Congonhas? Ou uma doceria francesa- Patisserie Douce France, localizada na Alameda Jaú, já mostrada neste blog- que está sorteando entre seus clientes um ovo de chocolate de 6 kg( seis quilos...)em forma de elefante ? Ou um shopping- Frei Caneca- que está promovendo uma exposição de ovos de chocolate concebidos por vários artistas, que serão leiloados para ajudar crianças doentes? Queiramos ou não, esta estória de Páscoa é algo beeeeeeeem envolvente...Alcnol.

Edifícios e seus nomes incoerentes...

Na minha atividade cotidiana de criação deste blog, estou continuamente prestando atenção a nomes de edifícios e ruas. Afinal, nunca se sabe que ironias o destino está a pregar-nos, ou que descobertas interessantes podemos fazer no decorrer destas andanças todas. Durante a caminhada do último sábado, no bairro do Itaim Bibi, deparei com um prédio interessante bem em frente á calçada. O surpreendente é que o nome do edifício- em pleno bairro do Itaim- é ''Jardim Paulista''( nome de outro bairro, situado a quilômetros dali...). Talvez os moradores deste belo e clássico prédio não queiram ser achados, não é mesmo? Só assim para entender um nome que mais confunde do que esclarece...E o que dizer de um edifício chamado ''Blue Bird''( pássaro azul), pintado de outra cor? É, ele não é azul- como vocês podem ver...Alguém achou bonito um nome em inglês, mas esqueceram de traduzí-lo...Ou a tinta desta cor estava mais em conta do que o azul...Ou simplesmente os moradores preferiram pintá-lo de rosa- por que não? O fato é que este prédio nas proximidades da Rua Augusta e do Shopping Frei Caneca acabou, pelas incongruência entre cor e nome, entrando no nosso ''radar'' de coisas chamativas/exóticas na capital paulista...Alcnol.

As musas da Faria Lima...

Pela ordem eu deveria ter mostrado as musas primeiro, uma vez que elas estão instaladas no meio da Avenida Faria Lima- em frente ao Octávio Café. Mas este blog se assemelha, na realidade, a uma narrativa como a da série ''Lost''( em sua quinta temporada): vai e vem, volta ao passado e retorna depois ao futuro. ''Mortos'' ressuscitam, o grupo retorna a Los Angeles enquanto ''flashbacks'' os ligam constantemente aos habitantes da Ilha, etc. O caos da atualidade contribui para a virtual eliminação das conhecidas narrativas lineares, com começo-meio e fim...Só a série 24 horas não pode prescindir de uma certa coerência lógica, uma vez que mostra uma sequência( 2 P.M., 3 P.M...). E as musas, é o que se quer saber? Aí estão elas, envergando sua timidez(???!)em uma das vias mais movimentadas da cidade de São Paulo...

Próxima parada: Octávio Café...

Acho que fiquei com esta expressão ''próxima parada'' gravada na mente após o último carnaval passado em Curitiba, onde a Linha Turismo costuma utilizar a mesma infinitamente( ''próxima parada: Ópera de Arame...''). O fato é que, saindo do memorável almoço no restaurante ''Kaa'', tema do post anterior, decidimos caminhar pelo bairro do Itaim Bibi até a Avenida Faria Lima. Coisa de uns 25, 30 minutos. Ao atravessar a movimentada via, uma idéia: por que não aproveitar para, finalmente, conhecer o Octávio Café- nas imediações? Foi o que fiz. Como já havia almoçado, fiquei apenas com um café e um doce( mousse de chocolate). O objetivo maior era conhecer o local, e vejam só o que vi...O lugar por si só , com seu projeto arrojado, já vale o passeio. Na entrada( foto do alto), passamos por sacas de café que ficam em um estrado sobre a porta...Ao passearmos por esta passarela no segundo andar, mensagens sobre o café são iluminadas conforme passamos por cima deste ou daquele trecho...O lugar conta com acesso rápido à Internet( vide foto), e costuma realizar também eventos privados( para empresas e particulares). Com o café do ''Kaa'' e mais este, agora já somava dois cafés expressos bebidos no dia- mais do que suficiente para proporcionar energia para os passeios que se seguiriam( e que vamos mostrar nos próximos posts). Alcnol.