segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Bar? Restaurante?

Em uma cidade famosa por replicar o que se faz de melhor no mundo inteiro, o ''Escobar''- Rua  Gaivota 168, Moema- foge da definições tradicionais. 
Começou como bar. Hoje é um misto de botequim( ''pé-limpo'', para contrastar com os famosos ''pé-sujo'')e restaurante.
A habilidade e o profissionalismo dos bares paulistanos começa a transpor ''fronteiras'': o maior exemplo disto é o ''Astor'', que substituiu recentemente o célebre ''Barril 1800'' na praia de Ipanema( RJ)...
Além de uma boa vista, o ''Escobar'' conta também com uma cozinha afiada. Nas fotos, costeletas de porco e bife com tiras.
Só não entraram ainda no conceito de ''restaurante'' que a casa quer adotar as porções e entradas, excessivamente generosas para o nosso gosto...Poderíamos ficar apenas com a entrada, tal o seu tamanho...
Saindo do ''Escobar'', faremos um pequeno passeio pelas ruas vizinhas do bairro de Moema. ''Bon Voyage''...
Alcnol.

Passeio pela Lapa/Alto da Lapa( SP)- reflexões...

Em um país caracterizado pelo extremo ''reformismo'' e pela falta de memória, eternamente a ''reconstruir-se'' praticamente do zero, sinais de um mínimo de planejamento são dignos de louvor. 
Este é o caso deste bairro planejado- o ''City Lapa'', criado no início do século XX. Aqui não foi a Prefeitura a responsável por este projeto que previa a construção exclusiva de casas na região que, em função disto, acabou destacando-se como um dos ''pulmões'' da cidade de São Paulo.
Sim, a iniciativa privada é capaz de implementar projetos como este. Que, ainda hoje, pauta-se pelo respeito à natureza- em contraste com boa parte do resto da metrópole.
O fato de que, graças à iniciativa privada, tenha-se conseguido conter nesta área o insano processo de destruição do meio-ambiente e de verticalização( construição de edifícios cada vez mais altos)típicos da capital paulista é digno de louvor.
Ainda mais quando, somado a isto, eles tenham reservado parte daquele bairro para praças como a que estamos mostrando. Praças, aliás, não faltam por ali...
Quem diria que passar pelo Alto da Lapa contribuiria para restaurar um pouco de nossa fé no que a Humanidade pode fazer de melhor. Será que alguém mais está pensando, hoje em dia, nos parques e praças que nossos descendentes encontrarão amanhã?
Alcnol.