sexta-feira, 6 de julho de 2012

Cerejeiras na Rua Pasteur, Água Verde, proximidades da Arena da Baixada...

Acredite em mim. Eu sou um cara desconfiado.
Tão desconfiado que, a esta altura do campeonato, já estava me indagando se todas estas árvores eram de verdade ''cerejeiras''.
No íntimo, espero uma mensagem de meus leitores do tipo ''seu idiota, são ipês roxos''. Ou algo assim...
Na Internet, erros são ''punidos'' quase que automaticamente...
Mesmo assim, decidi correr o ''risco''.
Na verdade, pouco importa o nome. Pouco entendo de botânica. Não tenho vocação nenhuma para este tema. Não sei o nome de árvores, de flores, etc.
Mas gosto do resultado.
Razão pela qual corro sim o risco do ''ridículo'', para que vocês possam compartilhar comigo o assombro por tanta beleza espalhada em toda a cidade de Curitiba...
Já me criticaram uma vez dizendo que sou ''deslumbrado'' com as coisas. Elogio demais. Meu olhar, no fundo, é ''infantil''- como o de uma ''criancinha de 7 anos''.
Quer saber?
Aceito as críticas por inteiro.
Acho que ninguém soube me ler tão profundamente...
Alcnol
PS: A seguir, mais cerejeiras...

So para concluir: uma bela capela no bairro de Água Verde...

Em contraste com seus altíssimos vizinhos, ela parece um tanto ''deslocada'', ''acanhada''.
Exatamente por isto a escolhemos.
As expressões acima poderiam se aplicar perfeitamente a vários dos ''predinhos'' que flagramos neste mesma região, em um passeio que- ao menos por ora- já acabou...
A seguir tem mais, em uma outra região do mesmo bairro. Só que o tema é um pouco diverso...
Alcnol.

Bairros de Curitiba: Água Verde. Final.

Não importa o nome.
Esta via- que permite um acesso mais rápido ao centro de veículos provenientes da região do Portão, além de desafogar o tráfego da Avenida República Argentina- é mais conhecida como a ''rápida''.
Entre ela e a Avenida cortada ao centro por uma ''canaleta''- via exclusiva para ônibus- resume-se esta região do bairro Água Verde pela qual estamos passando.
Parece pouco, mas já rendeu ''assunto'' para vários posts. 
Isto porque acredito na veracidade daquela frase segundo a qual é possível ''enxergar um oceano em uma simples gota d'água''...
É o que estamos fazendo aqui. Usando uma pequena ''lupa'' para entender melhor uma pequena ''gotinha'' deste verdadeiro ''oceano'' que é a cidade de Curitiba( o tema de fundo atualmente deste blog, com pequenos ''desvios viajantes'').
Um tema, diga-se de passagem, que poderia ''render'' uma existência inteira. Como não nasci aqui, já estou um pouco ''atrasado'' nesta abordagem...
Alguns dirão, com inteira razão, que isto que estou mostrando não revela todo o bairro. Estão completamente certos, admito.
Revela, porém, algumas de suas principais tendências e contrastes. Ali estão o Água Verde de ''ontem'' e o de hoje. E, a julgar pelo elevado número de construções com que deparamos neste simples passeio, o amanhã será muito mais parecido com o ''hoje'' que com o ''ontem''...
Ser meio ''desmemoriado'' é característica quase comum a todos os jovens. E o nosso país, comparado a outros- especialmente os europeus e asiáticos, é uma nação jovem. 
Porém, a todos que estão interessados em investigar de onde viemos, quais as vantagens e desvantagens de um estilo de vida do qual proveniemos, os ''rastros'' estão espalhados por aí- no meio do ''caos'' e da ''confusão'' das nossas cidades pouco planejadas.
Melhor seria que tivéssemos estabelecido, em outros tempos, um padrão máximo de construções, que evitasse a desfiguração de bairros como Copacabana( RJ)ou que a própria capital paranaense perdesse esta cara que ainda possui em diversos bairros, repletos de ''predinhos'' de 4 ou 5 andares. Isto seria o ''certo''. 
Infelizmente, já perdemos este rumo há muito tempo. E não está longe o dia em que teremos de lidar com todos estes ''desvios''.
Depois de amontoar toda esta gente em edifícios altos e ''estalando de novos'', as construtoras acabaram encontrando um novo nicho: vendem agora ''isolamentos acústicos'', para ''proteger'' os novos moradores do barulho de seus vizinhos...
Desconfortos da ''modernidade''...
Na última foto deste post, algo que ilustra bem os novos rumos do bairro Água Verde: a bela Estação Tubo- símbolo deste transporte que, se já não é tão confortável, continua a ser rápido- e as gruas de uma obra ao fundo.
Como se vê, ainda há terrenos disponíveis em Água Verde.
O progresso, dizem, ''não pode parar''...
Alcnol.
PS: Se você reparar bem, estamos tratando de um assunto que não se refere exclusivamente ao bairro de Água Verde. E sequer unicamente à cidade de Curitiba...

Bairros de Curitiba: Água Verde. Os custos do ''desenvolvimento''...

O Plano Diretor da cidade de Curitiba estabelece alguns ''pólos de desenvolvimento''. Regiões onde os edifícios podem ter um número de andares bem mais alto do que a média da capital paranaense.
Geralmente, estas regiões estão em torno das ''canaletas''- vias exclusivas para ônibus, onde circulam os ''Expressos'' Santa Cândida-Capão Raso, Pinheirinho-Praça Rui Barbosa e Centenário-Campo Comprido.
Água Verde, portanto, é um bairro onde são permitidas construções bem altas.
Mesmo assim, um medo difundido entre os moradores de grandes cidades brasileiras refere-se ao acelerado processo de edificação de novas construções.
Você adquire um apartamento com uma determinada vista- até mesmo para o oceano, em privilegiadas cidades como Rio de Janeiro e Salvador- e, meses ou anos após, um outro prédio é construído exatamente na frente do seu...
Terrível, não?
Poderíamos chamar este processo de ''canibalização''. Apenas determinadas regiões de São Paulo, já ''consolidadas'' pela falta de espaços para novas construções, podem dizer que estão livres desta ameaça...
O processo, repito, é tão acelerado que encontramos até mesmo imóveis nesta região do bairro Água Verde que foram ''emparedados'' por outros mais altos, mesmo não sendo prédios tão baixos quanto estes que vocês viram nos outros posts...
Reparem que isto é tão grave que pode mesmo significar que o seu imóvel perca totalmente a luz do sol. Fato que pode ocasionar diversas consequências indesejáveis( desvalorização, risco de doenças diversas, etc.).
Alguns dirão que este é o ''preço do desenvolvimento''. Ao menos do tipo de ''desenvolvimento'' que conhecemos até aqui que, em termos mais populares, poderia ser descrito como ''cobra engolindo cobra''...
Por que insistimos em um tema tão desagradável, distinto da ''pauta'' normal deste blog?
Nos definimos como ''coletores de rastros''. Estes ''rastros'' não precisam ser enunciados, ditos por ninguém. Eles estão disponíveis para qualquer um que queira lê-los, mesmo em uma rápida passagem por aquela área. 
O lado bom, e sempre há, é que todos estes moradores- além de vizinhos à atual via de ''expressos''- logo terão uma linha de metrô quase na porta de suas casas.
E não se preocupe: se o seu apartamento já tem um outro construído em frente- ou seja, é ''sem vista''- não há risco nenhum de ''canibalização''...
Alcnol.
PS: A seguir, mas um pouco deste bairro curitibano de Água Verde...