quarta-feira, 8 de junho de 2011

Toda a diversidade do bairro de Pinheiros, em um pequeno espaço...

First of all, it would be just another street full of old houses- like many that we show here every day( A princípio, esta seria apenas mais uma rua repleta de casas antigas- como tantas que nós mostramos aqui todos os dias)...
But notice: they are different( Mas repare: elas são diferentes)...
Look at their doors( Olhe para as suas portas), to their formats( para os seus formatos).
Suddenly, what seemed to be ''normal'' become ''precious''( De repende, o que parecia ''normal'' torna-se ''precioso'').
I walked a lot through the streets of São Paulo, and of some other cities( Eu já caminhei bastante pelas ruas de São Paulo, e de algumas outras cidades).
And couldn't see houses like these in any other place( E não pude ver casas como estas em nenhum outro lugar).
This is the Ernest Friedrich Jost street, in Pinheiros( Esta é a Rua Ernest Friedrich Jost, em Pinheiros).
To complete this post, look at the other pictures( Para completar este post, repare nas outras fotos).
At the neighbourhood, we can see some high new buildings in perspective( Na vizinhança, nós podemos ver alguns altos novos prédios em perspectiva).
But first, the scene in Costa Carvalho street is surprisingly ''green''( Mas primeiro, o cenário na Rua Costa Carvalho- OBS: arredores do restaurante Horta Café e Bistrô, onde almoçamos- é surpreendentemente ''verde''.
This ''chaos'' is what we call São Paulo( Este ''caos'' é o que nós denominamos a cidade de São Paulo)...
Alcnol.
PS: Sorry for the many mistakes in English( Desculpas pelos vários erros cometidos na língua inglesa)...
PS2: An apropriate tittle for this post would be: ''All the diversity of Pinheiros, on a little space''( Um apropriado título para este post seria ''Toda a diversidade de Pinheiros em um pequeno espaço'').

Passeio em Pinheiros, graças à nova Estação de Metrô: hora do almoço...

Em viagem recente a Brasília, ouvi de um motorista de táxi que um engarrafamento por volta de 13 horas na altura do Setor de Autarquias Sul era motivado por ''pessoas que estão indo para casa almoçar''.
Aquilo me impressionou.
Uma cena como esta seria impensável em cidades como São Paulo.
Em primeiro lugar pelo tamanho da capital paulista. Depois, pela magnitude de seus engarrafamentos...
A ''cidade que não pode parar'' na verdade vive parada, no trânsito...
Graças a este desagradável cenário, fazer ''programas'' na hora do almoço- conhecer novos restaurantes, visitar outros bairros- torna-se uma missão ''quase impossível''. O normal é que as pessoas comam nos arredores de seus trabalhos ou escolas.
O que pode mudar este quadro?
A expansão do transporte público, em especial do metrô.
Não pensem, contudo, que eu descobri este restaurante vegetariano ''Horta Café e Bistrô'' por acaso. Pesquisei na Internet e, quando vi que não ficava muito longe da nova Estação Pinheiros, decidi conhecê-lo...O que antes seria um passeio de grandes proporções, que demandaria muito tempo, agora leva cerca de 15 minutos- desde a Avenida Paulista para estes arredores da Marginal Pinheiros...Para ser mais preciso: 5 minutos de metrô, e mais 10 minutos aproximadamente de caminhada...
A Avenida Paulista e o outrora ''distante'' bairro de Pinheiros estão bem mais próximos agora...
Quanto ao almoço, que é o que nos interessava mais diretamente naquele momento, o ''Horta Café e Bistrô'' ( Rua Costa Carvalho, 159)foge um pouco do tradicional cenário dos restaurantes naturais. Ou seja, não tem um bufê por quilo...
Todos os pratos, muito bem elaborados, são servidos ''a la carte''. Com direito a entrada, prato principal e sobremesa, mais café( à parte), paguei cerca de R$ 25, 00( vinte e cinco reais)no dia deste almoço que é tema deste post...
Pela qualidade do que é servido, que não difere muito dos restaurantes tradicionais em seu sabor- com a vantagem de ser uma comida bem mais saudável- trata-se de uma boa ''relação custo-benefício''.
Alcnol.
PS: Ida e volta de metrô, almoço, e mais um pequeno passeio pelo bairro de Pinheiros, podem ser feitos em pouco mais de uma hora. Um feito e tanto, quando estamos tratando de um ''programa'' feito dentro da cidade de São Paulo, e durante a semana...