terça-feira, 26 de maio de 2009

Íbis, o pior time de futebol do mundo, tem sua história narrada em livro...

É o que descobrimos ao assistir a última edição do programa ''Loucos por Futebol''( Canal ESPN-Brasil), exibida no último sábado( 23/5). O jornalista Israel Leal escreveu o livro ''O Vôo do Pássaro Preto- A História do Pior Time do Mundo''. O Íbis, equipe pernambucana, fará 70 anos no próximo dia 31 de maio, e comemorará a data com a Primeira Edição da Copa Íbis de Futebol Society...Infelizmente, para torcedores, curiosos e simpatizantes da equipe, o ''pássaro preto'' ficou de fora do Campeonato Pernambucano da Série A-2 deste ano. O motivo não foi técnico: por falta de estádio para mandar suas partidas o folclórico time foi desclassificado da Segundona Estadual...Apesar de toda a fama de ''pior time do mundo'', o Íbis notabilizou-se por revelar valores como o lateral- esquerdo Rildo e o atacante Vavá( ambos com passagem pela Seleção Brasileira...). Entre suas conquistas- maiores detalhes na página www.ibissportclub.com- o clube conta com o vice-campeonato pernambucano da mesma série A-2, em 1999, a conquista do Torneio Início nos anos de 1948 e 1950 e o Campeonato Pernambucano de Juniores, em 1948 e 1995). Finalizando, o nome do clube surgiu porque um de seus fundadores admirava as estórias do Egito Antigo. O nome veio de Toth, Deus da Sabedoria e da Escrita, que era representado por um homem com a cabeça de...Íbis...Alcnol. PS: O título de ''pior time do mundo'' surgiu após várias goleadas históricas sofridas pelo clube no Campeonato Pernambucano. Mas o time nem é tão ruim assim, supondo que haja uma série A-3 e até uma A-4 do Campeonato Pernambucano...PS2: Com a fama que tem, é bem capaz deste livro sobre o ''pior time do mundo'' virar ''best-seller''- invertendo a fama de ''ave de mau agouro'' do Íbis...PS3: As fotos acima foram tiradas do programa ''Loucos por Futebol''( quinzenal), da ESPN-Brasil...A foto do meio é do autor do livro...

''Perdidos no Espaço''???

( Will Robinson)- ''O que é aquilo, Robô?''. ( Robô)- ''Não tem registro''. A parte de trás do Shopping Metrô Tatuapé mais parece alguma daquelas estranhas bases espaciais da clássica série ''Perdidos no Espaço''( Lost in Space), com todas estas torres ao redor da edificação...Para quem ficou um pouco perdido com todas estas estórias, estamos concluindo neste post o passeio pelo bairro do Tatuapé...Mas que esta parte do Shopping lembra o cenário de algum filme de ficção científica, ah, lembra...Alcnol. PS: No próximo post, o Shopping Boulevard Tatuapé( também ao lado da Estação de Metrô de mesmo nome...).

Domingão no Tatuapé- V

Quebrando um pouco a lógica dos posts anteriores, em que mostramos o Tatuapé como um lugar similar às pequenas cidades do interior- onde as pessoas costumam se reunir nos bancos das praças nas tardes de domingo- flagramos um prédio alto na região da Praça Sílvio Romero. O que é? Por incrível que pareça, um loft...Uma vez mais a modernidade se infiltra nas estereotipadas imagens que fazemos sobre toda uma região, para ''complicar'' um pouco mais a nossa tarefa de tentar compreender um pouco mais o fenômeno que estamos a descrever. É assim que temos de registrar que, na mesma região da praça tranquila que mostramos no post anterior, há um edifício gigantesco com apartamentos do tipo ''duplex''. Quem mora em São Paulo já está um pouco mais acostumado a estas súbitas ''quebras'' de paisagem...Alcnol.

Domingão no Tatuapé- IV- Praça Sílvio Romero

Continuamos o nosso passeio dominical pelas ruas do Tatuapé( em especial pela Rua ''Tuiuti'', até o Shopping Metrô Tatuapé). Na foto de baixo uma pequena rua próxima à ''Tuiuti''. Um pouco acima, um raro momento em que temos a impressão de que o calçadão da ''Tuiuti'' estava vazio...Ao menos naquela hora e naquele trecho estava...A Praça Sílvio Romero é uma das principais do bairro, com várias árvores, banquinhos, Memorial da Paz e uma bela igreja ao fundo. Local mais movimentado: de encontros, brincadeiras, namoros, rezas, etc...Não quebra a impressão de estarmos em uma ''cidade do interior''. Ao contrário. Nas pequenas cidades é nas praças que a população se reúne nas tardes de domingo...Alcnol.

Domingão no Tatuapé- III

Continuando o nosso passeio dominical no bairro do Tatuapé- Zona Leste da cidade de São Paulo- em meio à tranquilidade geral foi possível encontrar umas poucas lojas abertas( foto 1). Na foto 3 flores na Rua Tuiuti( quem disse que nomes do gênero só podiam ser encontrados em Moema?)...Na foto 2 uma imagem inusitada que- pasmem!- foi tirada na cidade de São Paulo mesmo. Estamos no Tatuapé, e não em uma cidade do interior...Na foto 4 mais um daqueles prédios baixos que fazem a minha alegria( não é que consegui encontrar um em pleno Tatuapé?). As fotos 5 e 6- cor amarela- mostram não uma ''sex shop'', mas sim uma ''loja de roupas sexy''. Infelizmente estava fechada, e não poderemos explicar melhor qual a diferença entre uma e outra...Mas, pintada com aquela cor, não dava para não prestar atenção...Na última foto( a de baixo), 3 casas pintadas- coincidência ou não- com as cores da bandeira da Itália...Talvez coincidência mesmo, pois aparentemente não há sinais de presença de italianos nesta região( onde, como vimos nos posts anteriores, a presença do Corínthians- e não do Palmeiras, time da colônia italiana- é bem mais forte...). Alcnol.