terça-feira, 2 de outubro de 2012

Avenida ''NQS'' ? Ou ''SQN'' ? Estaríamos de volta a Brasília???!

Calle 87( Rua 87) com Carrera 15.
Este sistema numérico da capital colombiana lembra, por incrível que pareça, o de Brasília( ''Superquadra 108 Sul'', QI 15 Do Lago Sul, etc...).
Para complicar ainda mais, uma Avenida que não tem nome( ''fulano de tal''), e sim letras( NQS)...
Felizmente, eu sabia que estava na altura da Calle 26 onde veremos, a seguir, as tão aguardadas obras novas do Transmilenio...
Alcnol.
PS: Os edifícios de 5,6 pavimentos de algumas regiões de Bogotá também lembram os do Plano Piloto de Brasília...Mas eu acho que já fiz este comentário em outra oportunidade...

''Caçando'' as recém-inauguradas estações do Transmilenio de Bogotá...

Final da tarde de um domingo.
Há quem esteja em um cinema.
Outros, em um Shopping.
E eu ali, em plena capital da Colômbia, à procura de obras recém-inauguradas do Transmilenio( sistema de transportes).
''Cada louco com a sua mania, certo?''
Não que eu tenha viajado só para isto, mas se voltasse sem estes registros ficaria um pouco frustrado...
Pequenas frustrações, porém, não deixam de ter um lado positivo: são elas que nos levam de novo a estes lugares queridos, dos quais sempre podemos descobrir algo novo...
Alcnol.

O ''Paradoxo de Bogotá''

Episódio 1: Antes de embarcar para a capital colombiana, ainda no Aeroporto de Guarulhos, escuto atentamente a conversa de duas pessoas que pegarão o mesmo voo.
Um dos interlocutores fala maravilhas sobre a capital dos ''mais de 300 km de ciclovias'' e do Transmilenio( Sistema de Transportes baseado nos corredores exclusivos para ônibus, inspirado no de Curitiba).
Já em Bogotá, é possível sentir- pela leitura de jornais e conversando com alguns moradores- um certo cansaço com estas obras ''que não tem data para terminar''.
O ''Paradoxo de Bogotá'' é o mesmo que ocorre em uma cidade como a capital paranaense: quanto mais se reforma, com a substituição de calçadas( para citar um exemplo), ''pior'' parece ficar a situação para quem não desfruta destas ''novidades''.
Minha rua, para citar um exemplo, não tem as tais calçadas novas...
Sou obrigado a andar com atenção, para não tropeçar neste irregular piso de ''petit pavet'' que, infelizmente, se tornou ''marca registrada'' da cidade de Curitiba...
Quando as calçadas se tornam tópico importante dos candidatos a Prefeito, isto é sinal de que não são boas...
O Transmilenio, voltando a Bogotá, está muito longe de se tornar ''unanimidade'': vários passageiros de ônibus são obrigados a andar naqueles ''apertadinhos'' e poluentes micro-ônibus que vemos por todas as partes da cidade.
E os que tem o ''privilégio'' de utilizar os veículos do Transmilenio são obrigados, cada vez mais, a conviver com ônibus superlotados, mesmo em horários que normalmente seriam menos concorridos( meio da tarde)...
Ainda assim, pela rapidez, isto continua sendo muito melhor que os similares- para citar um exemplo- da capital paulista, em que se leva até duas horas para chegar ao destino...
O ''paradoxo'', para resumir, é este: enquanto os novos investimentos em mais corredores exclusivos não chegam( as fotos mostram um novo corredor em obras na Carrera 7, centro de Bogotá), os usuários do sistema são obrigados a conviver com velhos problemas.
Parece até que está ''piorando'', mas não está...
Quem é brasileiro está acostumado com isto: quanto mais o país se ''desenvolve'', mais deparamos com problemas de infra-estrutura em todas as áreas( das rodovias mal-conservadas aos Aeroportos em péssimo estado de conservação e funcionamento)...
Detectar os problemas, porém, não deixa de ser um primeiro passo importante para que possamos, eventualmente, consertá-los...
Alcnol.
PS: Estávamos à procura de uma obra específica do Transmilenio de Bogotá. Novos corredores e terminais na Calle( Rua)26. E isto é o que iremos mostrar nos posts seguintes...