segunda-feira, 8 de março de 2010

Restaurant Week: jantar no japonês ''Shintori''...

Poucas vezes costumo jantar fora de casa. Mas a Restaurant Week, com seus preços bem abaixo da média, acabou servindo como um incentivo.
Nada melhor do que aproveitá-la para, por exemplo, conhecer um belo restaurante japonês na Alameda Campinas- a 200 metros da Avenida Paulista- chamado ''Shintori''( antes ''Suntori'', inaugurado em 1975).
Mas não devo comparar um jantar de Restaurant Week, mais simplificado, com o menú-degustação de outro estabelecimento de culinária japonesa que visitei( aliás, foi o primeiro restaurante japonês já mostrado neste blog de quase 3 anos de existência)dias antes: o ''Aizomê''. Isto porque o que provei nesta última casa estava bastante acima da média. E será difícil encontrar outro estabelecimento que esteja à altura dos padrões do ''Aizomê''. Mesmo assim, continuaremos tentando achar...
Para fazer justiça, comparemos o jantar do ''Shintori'' a outros pratos de Restaurant Week- e aqui ele não faz feio...
Começamos com esta salada típica japonesa, o ''sonomono''. Em um copinho que lembra os de ceviche das casas de inspiração andina que proliferam na capital paulista, os vegetais são acompanhados de uma rodela de limão e um fino macarrão ao fundo( foto 1).
Na foto 2( acima), o prato principal. Uma mini-degustação de verão. Entre os pratos, salmão( não sabia como comer o pedaço inteiro até esfregar o ''hashi'' e partí-lo em mini-pedaços...), ''deshimaki''( omelete típica do Japão)e bolinhos no vapor( os ''shumai'').
A maior dificuldade, neste jantar totalmente desacompanhado( sem a orientação de meus amigos ''japoneses''), foi comer/ tentar comer arroz com os ''pauzinhos''( ''hashis''). Uma impossibilidade. Simplesmente, após a enésima tentativa, deixei a tigela de lado- e parti para as outras atrações da noite...Beber a sopa de soja foi bem mais fácil, após uma ligeira pergunta à garçonete( vestida com um típico quimono)...
Aliás, as músicas do ''Shintori'' são uma atração à parte. Belíssimas composições de origem japonesa, com um forte toque ''new age'', que nos deixaram em um estado ''semi-meditativo''. Infelizmente não compartilhado por todos os presentes( na mesa ao lado, por incrível que pareça, o tema era negócios. Paulistanos não relaxam nem sequer após o expediente...).
Como sobremesa, o ''bonsai''( foto 3, acima). Sorvete de creme com biscoito negresco esfarelado. Detalhe: a flor aí não é comestível...
Parte do ambiente inesquecível do ''Shintori'' não foi retratada nestas imagens. O  estabelecimento conta com um  belíssimo jardim japonês interno, com água corrente e tudo, que observamos de nossa mesa enquanto jantamos...Infelizmente, por mais que tentasse regular a máquina fotográfica, a qualidade das fotos tiradas não ficou muito boa. E seria um crime fazer uma foto ''meia-boca'' daquele jardim...
Enfim, seria uma injustiça comparar este jantar- saboroso e satisfatório, dentro dos padrões do que estávamos esperando- com outras refeições, até mesmo da casa( que mal conhecemos nesta noite). 
Isto porque os pratos da ''Restaurant Week''- concebidos com a finalidade de propiciar o  acesso a estes ambientes de ''Alta Gastronomia'' para um número maior de pessoas- equivalem às refeições ''executivas'' da hora do almoço.
Pratos ''executivos'' devem ser comparados a outros pratos ''executivos'', e não com opções do cardápio dos estabelecimentos visitados. Do mesmo modo, refeições da ''Restaurant Week'' - equivalentes, a nosso modo de ver, aos pratos ''executivos'' servidos no horário do almoço para uma multidão de clientes- devem ser comparadas entre si.
Assim, o jantar do ''Shintori''- nos padrões da ''Restaurant Week'' que estamos mostrando aqui no blog- não faz feio. É bastante satisfatório. E o melhor: a um preço( R$39,00, sucos e chá por fora)que dificilmente encontraremos em restaurantes deste padrão...
Alcnol.

Nenhum comentário: