domingo, 22 de agosto de 2010

Os Shoppings de Montevidéu...

O propósito desta viagem não foi fazer compras. Afinal, nós só a realizamos graças às milhas acumuladas de uma companhia aérea. Passear muito, e comer bem, era tudo o que queríamos.
Mas  a capital uruguaia, que, como vimos, possui um excelente centro de compras a céu aberto- a Avenida 18 de Julio- também possui os seus Shoppings.
Tal como os de cá, intransitáveis nos finais-de-semana...
São 3 os Shoppings de Montevidéu atualmente: Portones, Punta Carretas e Montevideo. 
Punta Carretas( foto de cima)- instalado em uma antiga prisão, que abrigou inúmeros militantes tupamaros( movimento de guerrilha bastante ativo naquele país durante os anos 60/70 do século passado, dirigido pelo atual Presidente do Uruguai José Mojica)- é o mais luxuoso deles...Vejam só quanta ironia: antigo cárcere torna-se centro de consumo...Sinal dos tempos...Seria como se fizéssemos Shoppings em Bangu ou no Carandirú( este presídio, desativado, abriga hoje uma Biblioteca- isto sim um avanço...).
O da foto de baixo é o Shopping Montevideo, mais popular( um pouco). Com mais lojas do que o de Punta Carretas, porém sem o ''glamour'' deste...
Mas eu acabei falando muito mais do que queria destes centros comerciais nos quais dei breves passadas- muito mais com propósitos gastronômicos( cafés e restaurantes)ou literários( eles abrigam boas livrarias). É hora de voltarmos para as ''calles''( ruas)...
Alcnol.

Nenhum comentário: