sábado, 29 de novembro de 2008

Cercas e Muros...

Já estou tão familiarizado com o celular- ao menos como ''máquina fotográfica''- que sou capaz até mesmo de, na chuva, fotografar com a mão esquerda( sou destro)e segurar o guarda-chuva com a outra mão...Não, não estou pretendendo gabar-me destas supostas ''habilidades'' aqui. Habilidades, de verdade, são as mostradas em ''Heroes'' ou ''The 4400''...Quero apenas enfatizar que, à medida em que me acostumo a fotografar e registrar aquilo que me parece mais interessante cidade afora, vou ficando cada vez mais ''intrometido''. No início ainda pedia ''licença'' para fotografar uma pessoa, um lugar. Hoje já vou fazendo, sem pensar nas conseqüências...Ainda não havia escutado um sonoro ''NÃO''. Não sabia que há coisas ''vedadas'', ''proibidas''... E sabem onde é que escutei esta desagradável palavrinha pela primeira vez? É, no Rio. Na Cidade Maravilhosa...Uma vendedora de loja, de uma das muitas lojas especializadas em roupas de inverno( no caso localizada em Ipanema, e as fotos foram devidamente deletadas por mim mais tarde...), implicou com as fotos tiradas. ''Não pode'', veio logo dizendo. ''Os concorrentes podem tirar idéias nossas''. Esclareci logo que a finalidade das fotos não era comercial. E informei que não sabia apagar as fotos tiradas no celular. ''Eu te ajudo'', ela foi logo se habilitando. Pensei em concordar, mas refleti melhor: quem é que garante que esta desconhecida não vai apagar mais do que o necessário? Se o fizer, qual a minha garantia? Já havia tirado mais de 200 fotos no Rio, e não iria deixar qualquer um botar as mãos no meu aparelho. Como estava em uma galeria- local fechado, e cheio de seguranças fortes e mal-encarados- retirei-me às pressas, e sob os gritos de protesto daquela ''capataz'' da loja...Só fiquei tranqüilo ao deixar as dependências da galeria...Fico pensando o que aquela figura pretendia impedindo as fotos de todos os freqüentadores daquele conjunto comercial. Será que, hoje em dia, alguém ainda pensa em proteger suas idéias desta forma deselegante? No texto sobre o ''fake'' alertei para o fato de que vivemos em uma sociedade onde o roubo é generalizado( e não apenas aquele cometido pelos bandidos)...Peguemos as lojas de departamento, para citar um exemplo. Elas todas se espelham no exemplo da espanhola Zara, que lança coleções novas a cada 15 dias. As lojas de departamento, e isto foi admitido oficialmente em uma entrevista, pagam ''caçadores de novidades'' para colherem informações mundo afora- que serão lançadas aqui em um prazo curto( tal como a Zara faz). Em outras palavras, elas copiam descaradamente idéias alheias para lançar aqui...Assim como o comércio chamado ''alternativo'', também já comentado em um outro post. O Brás, o Bom Retiro, a 25 de Março, todas estão ligadas ao que está acontecendo na chamada ''moda oficial'', e a partir disto lançam as suas ''réplicas'' com grande sucesso. Já vi uma famosa loja de departamento com renome internacional lançando uma camisa igualzinha a uma da Siberian( que por sinal eu adquiri- a da Siberian- por isto posso garantir que não estou inventando...). A diferença é que a da loja de departamento tinha um preço de menos de 20 reais...Em um mundo de cópias, de réplicas, ''fake'', pretender garantir os seus direitos sobre algumaj idéia criada por intermédio de proibições como a ouvida na galeria de Ipanema chega a ser ridículo...Países inteiros, como a China, estão empenhados na produção de bilhões de mercadorias piratas, de réplicas de produtos oficiais obtidas pela pura cópia- sem pagar quaisquer direitos aos seus criadores...Não, não acho isto correto. Porém, são as próprias indústrias ocidentais que compactuam com isto ao ''fecharem os olhos'' para o que está acontecendo em vista dos ''lucros potenciais que visam obter no mercado chinês''...Aliás, voltando às proibições de tirar fotos, foi no Rio que eu ouvi mais uma: diante de um interessante quiosque que mostrava as criações de um artista plástico, que fez inúmeros pratos, camisetas e relógios com escudos de times de futebol, o vendedor informou prontamente que ''não era permitido tirar fotos''. Na hora fiquei pasmo. Depois, pensando melhor, compreendo porque ele fez isto. Vocês acham que ele pagou direitinho os direitos dos clubes de futebol??? Alcnol.

Nenhum comentário: