terça-feira, 30 de setembro de 2008

Preferências ou propaganda?

O competente escritor japonês Huraki Murakami, um de nossos favoritos, costuma rechear os seus livros de inúmeras referências à chamada ''cultura pop''. Não está errado. Isto até embeleza e dá um toque ''moderninho'' a suas obras...Simplesmente porque, hoje em dia, é uma missão quase impossível escrever qualquer coisa sem fazer referências a algum produto comercial. Ipod's, Iphone, Macbook, Celular Motorola, Sony Ericson, Tênis Nike, Adidas, Puma, etc. Um critério para separar a simples manifestação de apreço por um determinado produto da propaganda- que infesta cada vez mais a Internet, e contra a qual nos manifestamos por vezes devido aos seus excessos- é que pessoas célebres são muito mais competentes na venda de produtos que simples ''mortais'', anônimos. ''Amaury Júnior indica'' tem um peso infinitamente maior do que ''Alcnol indica''( quem? de onde?). É por isto que inúmeras empresas escolhem este e inúmeros outros programas de TV para anunciar o que fabricam, às vezes sob a forma sub-repticia de ''informativo sobre tal lugar ou tal produto''...O que fazemos aqui tem outro nome. Falamos sobre diversos lugares de nossa preferência, que são ''diferentes'' única e exclusivamente sob este critério. Não somos especialistas em culinária, teatro, música, viagens, cinema, futebol, entre outros assuntos deste diletante blog...Não estamos aqui a ''comparar'', dizer que tal lugar ou tal comida é ''melhor do que as outras''. A palavra-chave deste site é ''gosto''. Aprecio muito x, y, z. GOSTO tanto destas coisas, que ,a mim, parecem belas e especiais, que pretendo repetí-las inúmeras vezes. GOSTO do frio, como você já deve saber a esta altura...GOSTO de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre, Buenos Aires, Belo Horizonte, mas isto não quer dizer que estes lugares específicos sejam melhores do que todos os demais...Simplesmente os aprecio, e não me canso de visitá-los... Aliás, há um número infinito de lugares que apreciaria conhecer algum dia, mas dos quais JÁ GOSTO- por tudo o que já li ou vi nos filmes sobre estas cidades ( Paris, Nova Iorque, Londres, Santiago, Montevidéu, Montreal, Barcelona, Tóquio, Sidney, etc...). Se cada um destes produtos ou empresas mencionados aqui constantemente fosse um ''anunciante secreto'' do blog, a esta altura estaríamos mais preocupados em ganhar dinheiro, contá-lo e aplicá-lo bem do que em escrever freneticamente...Não tenho uma posição francamente contrária a anúncios, que fique claro. Mas quando, e se, resolver algum dia permití-los no simples âmbito deste blog, estes estarão restritos ao que são: meros anúncios. Distintos da parte editorial e da expressão de minhas idéias. Por minha crônica timidez, aliás, sempre me notabilizei por ser um PÉSSIMO VENDEDOR. De idéias, de produtos, de mim mesmo...Alcnol.

Nenhum comentário: