terça-feira, 23 de setembro de 2008

O dia em que fui um pouco...''corintiano''(???!)

O Esporte Clube Corínthians Paulista é o grande rival do meu São Paulo Futebol Clube. A tal ponto que, certa vez, declarei só estar totalmente feliz quando ''o São Paulo ganha e o Corínthians perde''...Aqui no meu prédio há um porteiro torcedor fanático do Corínthians. Fazemos provocações mútuas o tempo inteiro: quando o ''Timão'' foi jogar em Brasília pela série B, eu disse que ia torcer para o Brasiliente...E no último domingo, quando o São Paulo foi a Recife enfrentar o Sport, ele replicou dizendo que era ''pernambucano desde criancinha''. É assim que provocamos um ao outro o tempo inteiro, com humor. A grande novidade do alvinegro Corínthians este ano, em uma genial jogada de ''marketing'', foi ter adotado uma outra cor: o roxo. A lógica é que a nova camisa( roxa, mas que aparece meio azul na TV)foi feita para o ''corintiano roxo''. Os torcedores dos outros times brincaram com a ''maluquice'', mas a coisa pegou. A camisas é hoje uma das mais vendidas do Corinthians. E aí vem o motivo do nosso ''desconforto''. É que, com toda esta onda de partidos políticos( o PT com o vermelho, o DEM com o verde, e o PSDB com o azul e amarelo)e times de futebol( vermelho e preto do Flamengo e do Atlético-PR, verde, branco e vinho do Fluminense, vermelho do Internacional, azul do Cruzeiro e do Grêmio, verde do Palmeiras e do Coritiba e, agora, roxo do Corínthians)se apropriarem de cores, fica difcil você, ora ou outra, não estar vestido com uma cor identificada com alguma destas correntes políticas ou agremiações desportivas listadas acima...Meses após o início da ''onda roxa'' do Corínthians, que pintou inclusive o ônibus que conduz a equipe para os estádios desta cor, não resisti diante de uma oferta ''imperdível'' de uma camisa...roxa...por cerca de vinte reais...e adquiri a mesma. Ontem fui estreiá-la. O porteiro, de cara, ficou super-feliz com a minha ''adesão'' à nação corintiana. Passando em um posto de gasolina aqui perto, um frentista- certamente também torcedor do ''timão''- comentou com o outro que isto era uma ''boa idéia''...E assim foi, dia afora.Caras amarradas daqueles que julgavam, simplesmente por uma peça de vestir, que eu era adepto de uma equipe de futebol, e não partilhavam deste suposto ''gosto''. A dificuldade maior nem é com este exotico roxo: é que eu, são-paulino, gosto bastante da cor verde, e possuo inúmeras camisas e casacos desta cor. A ponto de um conhecido palmeirense brincar, a cada vez que me vê com uma destas peças, dizendo que ''no fundo você é mesmo Palmeiras''! Mesmo com todo este desconforto, o principal é que o melhor da vida é quebrar todas estas ''barreiras'' que nos impõem constantemente. Aqui em São Paulo é meio arriscado você vestir uma camisa de uma determinada equipe e voltar incólume de agressões por parte dos outros torcedores em dia de partidas de futebol. Torcidas organizadas se enfrentam o tempo inteiro, em verdadeiras batalhas. Neste mundo, há sempre os que preferem marchar organizados atrás de alguma bandeira, seja ela qual for, e os que optam por quebrar barreiras e muros. Pertenço ao segundo grupo. O ''diferente'' não me incomoda, muito pelo contrário. Não tenho medo de inclusive parecer com um adepto de uma agremiação adversária, simplesmente porque estava com vontade de vestir uma indumentária de cor semelhante. Neste dia de ''trégua'' com o ''inimigo'', não tive receio de parecer um pouco ''corintiano'' para os demais. Afinal, o que importa mesmo é o que está em nossas mentes...Alcnol.

Nenhum comentário: