terça-feira, 16 de setembro de 2008

''Educação vem do berço''

Ainda é dia. Eu, com duas sacolas de mercado, volto para casa. Eis que, ao cruzar uma esquina, percebo que um mendigo vem em minha direção. No curto espaço de tempo fico refletindo sobre a atitude mais correta a adotar. Ignorar, dizer que não tenho trocados, dar uma desculpa qualquer, dizer algo ''inspirador''. Enquanto penso sobre tudo isto, não tiro os olhos daquela potencial ''ameaça''. É asim que, surpreso, vejo o mendigo passar por mim, também com suas sacolinhas- que contém sabe-se lá o que que ele coletou pelas ruas e lixeiras- e dizer um gentil ''- Boa tarde''. Juro que quase caí para trás. Há muitos ''grã-finos'' e mesmo gente de classe média que sequer olham nos olhos de quem passa por eles. Que não cumprimentam sequer os ''inferiores'' que os servem: mordomos, porteiros, empregadas...E este mendigo, aquele surpreendente mendigo, além de não pedir nada- não era uma nova estratégia para ''arrancar dinheiro'' dos outros- ainda sorriu gentilmente ao passar por mim...''Somos humanos'', ele estava dizendo com o seu belo gesto, ''somos todos apenas humanos''...

Nenhum comentário: