quinta-feira, 6 de junho de 2013

Restaurante peruano no Rio: havia um, e agora são dois...

Depois de duas viagens a Lima( Peru)tornei-me um aficcionado pela culinária do país andino.
Para minha sorte, e graças ao trabalho de chefs como Gastón Acurio( ''Astrid y Gastón'' e ''La Mar'' são algumas das redes de restaurantes de sua criação), está cada vez mais comum encontrá-la por todas as partes.
Em uma matéria sobre o Chile, fala-se até de uma culinária ''chi-pe''( mistura das iniciais dos dois países)- tal a disseminação de casas peruanas em Santiago...
No Brasil a coisa está só começando. Sabe-se que existem 3 restaurantes de culinária peruana em São Paulo, a cidade mais ''internacionalizada'' do Brasil...
No Rio havia uma e, de agora em diante, uma outra aberta em grande estilo: o ''Lima Restô/Bar'', em Botafogo.
Decidimos conhecer a casa após uma matéria, creio eu, que foi publicada na Revista ''Época/ Rio''( vendida aqui em Curitiba também...). Ou será que saiu alguma coisa no jornal ''O Globo'' ?
A julgar por aquela sexta-feira, em pleno feriado de ''Corpus Christi'', a nova casa promete: o térreo já estava cheio quando chegamos e, em questão de minutos, o segundo andar também...
Quando saímos, então, havia até espera...
Os pratos que experimentamos ali justificam tanto sucesso: uma saborosa entrada de ceviche de atum, seguida por um delicioso cordeiro. A ''regar'' tudo até saí um pouco de meu limite alcoólico: um imperdível ''pisco sour''( bebida tradicional peruana), e o ''azulão'' da foto foi um ''blue curaçao''- que eu pedi por ter visto um igual na mesa vizinha...
Para finalizar um ''suspiro limenho'' de sobremesa, e aqui vai o único ''senão'' da noite: suspiro ''limenho'', pelo que eu já tinha visto até agora, TEM de levar ''dulce de leche''... Tem de ser, graças à mistura única de chirimoya( fruta)e doce de leite, MUITO DOCE...
Este não era...
Mas nada capaz de quebrar o meu ENCANTO com a nova casa, feita por empreendedores que já contam com uma similar na Capital da República( Brasília).
Que a nova ''onda peruana'' chegue logo ao Sul, onde os ''ceviches'' servidos em restaurantes tradicionais ainda andam ''devendo''...
Alcnol.
PS: As bebidas serviram ao menos para quebrar minha timidez natural. Até puxei conversa animadamente com os frequentadores da mesa vizinha...
O Rio de Janeiro faz milagres...

Nenhum comentário: