terça-feira, 29 de março de 2011

Bogotá: canteiro de obras, e laboratório de novas experiências revolucionárias no setor de transportes...

A população reclama. E muito. As queixas chegaram até as páginas dos jornais, que dedicam até editoriais para falar do número ''excessivo'' de obras( que oscilariam entre 100 e 200 ao todo, neste momento).
A principal preocupação dos moradores refere-se à iminente obra na Carrera 7- um dos principais corredores viários de Bogotá.
Claro que obras significam transtornos. Prejuízos para comerciantes. Perturbação para pedestres e motoristas, com ruas interditadas e poeira para todos os lados.
Mas, vendo de longe, cheguei a ter ''inveja'' da ousadia dos administradores da capital colombiana. Isto porque o sistema de transportes Transmilenio- hoje já uma referência mundial no setor de transportes públicos- continua a crescer, com as novas ruas e avenidas que estão sendo adaptadas para recebê-lo.
Com a aproximação da Copa de 2014, os sistemas ''BRT''( bus rapid transportation, em uma tradução aproximada, com vias exclusivas para a circulação de gigantescos ônibus articulados)começam a ser adotados por outras capitais brasileiras, depois do sucesso em Curitiba: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, e até mesmo Brasília contam com projetos semelhantes em estado de construção. Nenhuma outra cidade latino-americana, porém, tem feito modificações tão rápidas e ousadas quanto Bogotá. Os transtornos? Assim como os usuários de transporte coletivos, transtornos são todos ''passageiros''...
Importa mesmo é o resultado final...E este será muito bom para a população mais carente- principal usuária dos ônibus...
Alcnol.
PS: Se bem que vi executivos bem vestidos usando o Transmilenio a caminho do trabalho...
PS2: Muito atrás neste quesito, os ''corredores'' de ônibus da cidade de São Paulo não passam de faixas separadas das demais por uma simples camada de TINTA pintada no chão...E não permitem ultrapassagens em geral, especialmente nos horários de pico- deixando os usuários de ônibus ''mofando'' por horas em desconfortáveis( e quentes)coletivos. Exatamente o CONTRÁRIO do que vi em Bogotá...
Sem falar que até a ''construção'' destes ''corredores'' paulistanos está atrasada, muito aquém das grandiloquentes promessas feitas pelo atual Prefeito na época da campanha eleitoral...

Nenhum comentário: