terça-feira, 26 de julho de 2011

O que fazer em Lima na tarde do Dia dos Pais local? Que tal um passeio pelos parques do centro?

Como um pequeno ''aperitivo'', aí vai: este é o Parque de la Reserva, no centro de Lima...
Em uma tarde de Dia dos Pais, dá para imaginar como estava cheio, não é?
O mais interessante foi o contato que pudemos ter com a cultura local. Por ser um lugar de grande frequência, aberto, e de visitação gratuita, entra-se em contato direto com o povo peruano- e toda a sua diversidade...
O Peru, como se sabe, possui uma grande população de descendentes de indígenas.
Ali, muito mais do que em bairros ''ocidentalizados'' como Miraflores e San Isidro, é possível entrar em contato direto com esta nossa origem latina.
Isto, e mais os programas de TV que assistimos- repletos de imagens de regiões rurais e ''dancinhas'' exóticas nas propagandas( muito mais do que no Brasil, se é que isto é possível...)- nos encheu de uma estranha alegria e ''euforia''.
Posso dizer, sem sombra de dúvida, que dentre todos os países que visitamos até agora- Uruguai, Argentina, Chile, Colômbia- o Peru é o que possui em maior evidência a sua ''herança latina''( e indígena). Apesar de situado às margens do Oceano Pacífico, nos sentimos como se estivéssemos no ''centro'' da América do Sul- em algum lugar entre a nossa origem histórica( Império Inca)e o nosso glorioso porvir( ''quem é grande nunca perde a majestade'', diz o ditado popular...).
Todas estas reflexões, ainda maiores quando estávamos passeando por Lima, nos encheram de uma estranha EUFORIA nesta viagem. Parece um chavão mas, depois de visitar a capital peruana, com toda a certeza ''nunca mais seremos os mesmos''...
Alcnol.
PS: A seguir, um programa ''MUY'' especial...

Nenhum comentário: