quarta-feira, 27 de abril de 2011

Médico FRANCÊS defende em livro uma alimentação sem leite e derivados...

A França talvez seja a campeã mundial não só no consumo, como na exportação de leite e derivados.
Alguns livros de dieta até se inspiraram na alimentação dos franceses- das francesas em especial- para criar o que chamaram de ''dieta francesa''.
No entanto, a revista ''RG'' deste mês- com a atriz Alice Braga na capa- traz entrevista com um médico francês que defende, simplesmente, o fim do consumo de derivados de leite...
Seus argumentos, segundo o periódico, são:
"Durante quinze anos ele tentou entender porque é cada vez mais elevado o número de doentes com reumatismo, inflamações crônicas, artroses, tendinites, doenças auto-imunes, e por que a osteoporose se tornou uma ''epidemia'' na sociedade industrializada ocidental. Com a mudança da dieta- OBS: supressão do consumo de leite e derivados- todas as dores articulares e tendinites melhoram, meus doentes podem testemunhar. Os problemas intestinais crônicos desaparecem. O sistema imunológico é purificado, e retoma sua função de nos defender dos micróbios, vírus e das células cancerosas''.
O reumatologista Jean Pierre Poinsignon acredita que ''o único leite adaptado à espécie humana é o materno, e nenhum mamífero adulto consome o leite de sua mãe''.
E destaca que ''há um grande número de doentes com osteoporose nos países com alto consumo de leite e derivados. As mentiras do marketing foram criadas para comercializar o leite e não para nos curar''.
O autor do livro ''Rhumatismes: et Si Votre Alimentation Était Coupable?( Reumatismo: e se sua alimentação for a culpada?)advoga a tese de que ''devemos retornar a uma dieta ancestral, com muitas frutas cruas, legumes pouco cozidos e proteínas animais'', fugindo dos cozimentos em alta temperatura que, segundo ele, ''destroem as moléculas nutritivas dos alimentos''.
Acrescento que fomos condicionados a buscar apenas o ''sabor'' em nossa alimentação, em detrimento de seu valor nutritivo/funcional. Em decorrência, os ''grandes chefs'' apenas entendem de sabor- e pouco no que concerne ao efeito de suas ''misturebas'' no organismo de seus clientes...
A verdadeira ''Revolução Gastronômica'' surgirá no momento em que cada vez mais pessoas começarem a ''cobrar'' mais pratos saudáveis no momento de suas refeições, quebrando a ''ordem tradicional'' de ''salada- prato principal- sobremesa''...Como se a salada- as verduras necessárias para a nossa sobrevivência-  fosse apenas um ''adorno secundário'' da refeição principal...
Alcnol.

Nenhum comentário: