domingo, 21 de novembro de 2010

Passeio pelo bairro de Providencia na manhã de meu terceiro dia em Santiago, e uma surpresa...

Vindo de onde vim, acostumado a deparar com guardas, guaritas(  algumas até mesmo duplas), muros eletrificados, é natural o meu espanto diante de uma cidade totalmente oposta à minha.
Neste passeio pelo bairro de Providencia, na manhã de meu terceiro dia em Santiago, deparei com uma porta aberta para o que parecia ser uma praça. Detalhe: a área verde está situada no meio de um complexo de edifícios. Em São Paulo estaria murada- e seria impossível fazer qualquer registro...
Sabem do me lembrei? De minha cidade natal, Brasília. Esta era a utopia da Capital  da República em seu projeto inicial. Ainda é possível deparar com cenas semelhantes naquela cidade, mas elas são cada vez mais raras. O medo, e a sensação de insegurança generalizada nas principais cidades brasileiras, faz com que cada vez mais muros e guaritas sejam erguidos em todos os lugares. Levando até mesmo ao fechamento de ruas inteiras. A ''lógica medieval'' impera, e o pior é que todas estas medidas não são capazes de evitar que inúmeros condomínios assim ''protegidos'' sejam assaltados todas as semanas...

Por decisão da Assembleia Geral, ergueram uma segunda guarita no prédio onde vivo. Um motivo a mais para sentir inveja desta paz que encontrei...em Santiago...
Depois do pequeno passeio ''voltei'' para a rua, algo que digo com propósitos exclusivamente didáticos. Já que rua e habitações estão plenamente integrados por ali...
Alcnol.

Nenhum comentário: