terça-feira, 9 de março de 2010

Praça Roosevelt, sábado à tarde...

Após o almoço, na Rua Avanhandava, segui caminhando até a região da Praça Roosevelt- com a intenção de mostrá-la durante o dia.
Para quem não é de São Paulo, o nome ''praça'' pode até indicar um lugar verde e cheio de banquinhos. Nada mais contrário à realidade.
A Praça Roosevelt abriga um dos movimentos teatrais mais criativos de todos os tempos. À noite, seus 6 teatros abrigam várias peças- e seus bares vivem cheios de frequentadores. 
Mas o que seria a ''praça'' hoje mais parece um cenário apocalíptico, assemelhado a cidades como Bagdá( Iraque). De dia ainda dá para passar por ali sem maiores preocupações. Debaixo das ''ruínas'', garotos brincam com seus ''skates''. 
 Quando a noite cai, porém, viciados em drogas utilizam estas mesmas estruturas para se abrigar- e transitar por ali requer atenção redobrada...
Enquanto diversos níveis de Governo( Municipal, Estadual)anunciam reformas ''em breve'', a Praça Roosevelt hoje continua a ser isto que retratamos: um misto de horror com arte, símbolo de descaso com o patrimônio público mas também símbolo de resistência e esperança...
Alcnol.

Nenhum comentário: