segunda-feira, 15 de março de 2010

Futebol no ''botecão''...

A semana inteira planejando assistir o jogo do Santos( na Globo, para São Paulo), e trechos da partida do São Paulo no pay-per-view. Eis que este domingo, quando chegava em casa por volta das  16h30m, vi que havia um burburinho na portaria do prédio- e as luzes estavam todas apagadas...
Fui informado de que caíra uma árvore- e ficaríamos sem luz até as 19 horas...Adeus jogo? Longe disso. Acompanhado de alguns vizinhos, que portavam oportunamente luzes, subi até meu apartamento. Que, para minha infelicidade, fica ''lá nas alturas''...A camisa que eu usava até então ficou inteiramente empapada de suor. Tempo apenas para um rápido banho, e a determinação de descer tudo de novo( iluminado agora por um celular), e procurar o botequim mais próximo para assistir a partida. 
Embora não muito distante, lá no bar a TV estava funcionando...
O interessante é que, no dia-a-dia, costumo encher a boca para dizer que ''não bebo''. ''- O que vai beber?'', perguntam os garçons. ''Água mineral com gás'', replico. É, quem disse que água não é bebida?
Mas esta tarde, para assistir o jogo, eu teria de fazer bem mais que isto...''Vai uma cerva aí'', pedi. E, enquanto o jogo se desenrolava- para minha infelicidade e dos amantes do futebol ,o Palmeiras se revelava bem mais preparado do que esperávamos- outras garrafas de cerveja me esperavam...Um total de 3, ou 9 copos mais ou menos, até o final da partida...
Uma experiência inesquecível esta. De um lado, em uma mesa, palmeirenses primeiro se descabelavam e depois partiam para o deboche contra os adversários. Do outro, os santistas- que inicialmente estavam todos eufóricos- foram ''sumindo'' no desenrolar do jogo. O clima mais se assemelhava àqueles jogos dos velhos tempos, quando assistíamos partidas de futebol, no Morumbi, ao lado dos ''inimigos'' corintianos ou palmeirenses...Sem ''cotas'' de 10% dos ingressos para a torcida visitante, e sem conflitos generalizados por toda a cidade...
Torcendo pelos Meninos da Vila, acabei decepcionado com o resultado( menos mal que o meu São Paulo acabou vencendo...)- e saí cambaleante ao final do jogo( felizmente sem ter de dirigir nada...).
Sou, digamos assim, um ''não viciado''( em álcool, de que mal suporto o gosto)que, de vez em quando, dá suas ''escapadinhas''. Que hoje, por conta de um contratempo, acabou trocando as várias garrafinhas de água mineral gasosa- um ''ritual'' das tardes de domingo em frente à TV na hora das partidas de futebol- por algumas garrafas de cerveja.
Embora interessante, com direito a olhar as várias ''Marias-Chuteiras'' que, embora totalmente desinteressadas  pelo jogo, faziam questão de embelezar algumas das mesas ou simplesmente circular pelas imediações- à busca de alguns olhares- não pretendo repetir esta experiência a cada semana. Até gostaria, caso fosse possível passar duas horas em uma mesa de bar tomando suco de laranja, água com gás ou algum refrigerante...Porém, é mais fácil imaginar a Portuguesa campeã paulista deste ano do que uma cena como esta...
Alcnol.

Um comentário:

she disse...

Ola vejo que é um conhecedor de vários lugares...atualmente estou no quinto semestre de pedagogia estou começando um projeto á Casa das Rosas estou colhendo tudo que posso sobre o inicio desta trajétoria se poder entrar com mais idéias agradeço.Desde já obrigada por me add ...
abraço Sheila Ribeiro.