domingo, 14 de fevereiro de 2010

Escapismo e fuga da realidade: por que a América continua negando o Aquecimento Global...

Recentemente, para concluir uma Monografia de um curso de Pós-Graduação, precisei ler/reler diversos autores( juristas ou não). Entre os mais interessantes, deparei com este texto publicado pela primeira vez em 1986, do sociólogo alemão Ulrich Beck( autor do clássico ''Sociedade de Risco''):
''Where theres is no scape, people ultimately no longer want to think about it. This eschatological eco-fatalism allows the pendulum of private and political moods to swing in any direction. The risk society shifts from hysteria to indifference and vice versa''( versão inglesa).
Em tradução livre: ''Quando não há escapatória, as pessoas ultimamente não querem mais pensar sobre isto. Este escatológico eco-fatalismo permite que o pèndulo dos sentimentos privados e políticos gire em qualquer direção. A Sociedade de Risco oscila da histeria à indiferença e vice-versa''.
Atualíssimo isto, não? Por vezes pensamos que, diante de situações de risco, a tendência dos seres humanos seria a de tomar consciência da ameaça para poder evitá-la. No entanto, são justamente estas situações de risco- que ameaçam até mesmo a existência da humanidade- que acabam, pelo contrário, gerando comportamentos histéricos e de negação.
O comportamento dos Estados Unidos, não é de hoje, sempre tendeu para um isolacionismo. As forças políticas favoráveis a intervenções externas tiveram que ''penar'' para conseguir que os EUA entrassem nas duas Grandes Guerras Mundiais, com grande atraso e relutância. Hoje, não são poucos os norte-americanos que- como se os Estados Unidos fossem o mundo todo- negam o Aquecimento Global. A ''evidência maior'', dizem eles, seria a forte nevasca que atinge diversos Estados norte-americanos. 
Pouco lhes importam eventos como o recente Tsunami na Ásia, ou o fato de que o continente Sul- em especial em países como o Brasil- está passando por um dos piores verões de toda a sua história, com temperaturas acima dos 40 graus. Geleiras derretendo são coisas ''distantes'' para esta gente...
Esperamos que, como sempre, a tendência ao egocentrismo e ao isolamento seja superada pelas forças que, mesmo dentro daquele país, já tomaram consciência da gravidade deste momento para todo o Planeta Terra...O termo ''Aquecimento Global'' não deve ser interpretado de modo literal: cada vez mais, em função da falta de regulação de nosso relógio biológico, vivemos em meio aos extremos( de frio ou de calor).
''It is time to wake up''( é tempo de despertar)...
Alcnol. 
PS: Nos próximos posts mostraremos mais alguns autores que tem algo a acrescentar a este polêmico tema.

Nenhum comentário: