sábado, 9 de janeiro de 2010

Passeio no bairro do Morumbi...

No mês de dezembro eu estive no distante shopping Jardim Sul, bairro do Morumbi. Na volta cheguei inclusive a tirar várias fotos do bairro, de dentro do ônibus( saída do Terminal João Dias).
Fiquei, contudo, curioso. Querendo ver, conhecer mais coisas. Este o motivo pelo qual, um mês depois, retornei ao bairro onde está situado o meu time do coração( o São Paulo Futebol Clube).
O Morumbi contradiz frontalmente a ''lógica'' da grande metròpole: aquela segundo a qual há bairros ''ricos'' e ''favelas'', ''cada qual no seu canto''...Ali tudo está misturado de tal forma que, mesmo durante este curto passeio que fizemos, acabamos volta e meia deparando com aquilo que não dá para evitar: a gigantesca favela ao lado...
Pois o Morumbi- o bairro mais ''caótico'' com certeza de toda a cidade de São Paulo- é um pouco tudo isto: prédios de luxo cuja vista é a favela( e vice-versa, uma favela com vista para prédios de luxo...), assim como quadras de tênis com vista para a favela, bem como mansões cujos vizinhos habitam simples barraquinhos...
Associado a isto muito verde, ou melhor, aquilo que os seres humanos( ricos ou pobres)ainda não derrubaram para edificar suas habitações...
Um simples passeio pelo Morumbi me levou, mentalmente, à Idade Média: aquela em que os nobres cercavam seus castelos com animais selvagens e inúmeros obstáculos, para evitar ''visitantes indesejáveis''...
Este é o primeiro post deste heterogêneo passeio pelo bairro do Morumbi. Como dizia o jornalista Goulart de Andrade em seu programa na TV, ''vem comigo, vem''...





Alcnol.

Nenhum comentário: