terça-feira, 7 de abril de 2009

Passeio na Faria Lima- IV- conclusão

Por que dar tanta atenção às avenidas da cidade? Exatamente porque elas não são necessariamente ''neutras'' como argumentam os que as conceberam. As avenidas são o reflexo de uma cidade, fruto de escolhas de seus administradores. Ainda hoje, na cidade de São Paulo, discute-se muito sobre a criação de novos ''corredores''. Para que os tais ''corredores''? Com o intuito de proporcionar maior velocidade ao transporte coletivo. Há duas semanas estivemos em um destes ''corredores''- o da Avenida Rebouças- e o que vimos não foi muito animador: 3 faixas de cada lado, para os automóveis, e um estreito canteiro central coberto de plantas para evitar o tráfego de...pedestres...Tudo muito belo, arborizado, mas inteiramente voltado para facilitar o trânsito de ônibus e automóveis. Felizmente o modelo ''corredor'' ainda não se disseminou totalmente na capital paulista e, de vez em quando, ainda encontramos Avenidas como a Faria Lima, com seu belo canteiro central( ainda não abolido para dar espaço para as máquinas motorizadas e poluentes...). Tanto na Sumaré quanto na Faria Lima é possível constatar que o investimento em ciclovias nestas Avenidas que possuem um canteiro central seria mínimo: bastaria colocar um isolamento físico para separar bicicletas e pedestres, pois o principal- que é o espaço- já existe. Enquanto isto não é feito, por ainda não ser de interesse de parte da população e dos governantes( que só agem quando pressionados)pedestres e ciclistas se viram como podem na cidade. Este espaço central na Faria Lima é muito legal para não ser utilizado por ciclistas, não é? Vejam só como acabei ''flagrando'' casualmente a presença de dois, em plena tarde de sábado...Enquanto os investimentos em ciclovias não são feitos, mesmo que não custem tanto quanto novas pistas, metrô e ''corredores'' de ônibus, o canteiro acaba sendo utilizado como ''ciclovia informal'' e passeio para pedestres como eu...Alcnol. PS: Próxima parada...

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