sábado, 31 de janeiro de 2009

Blogando ou fotografando?

Alguns posts abaixo um velho amigo me faz uma provocação: ''- Afinal, você ainda é um blogueiro escritor, ou virou um fotógrafo?''. Eu mesmo, diga-se, já fiz aqui neste mesmo espaço diversos ''tijolaços''( textos longos, como este abaixo sobre o filme ''Sim Senhor'' com Jim Carrey...)em defesa da palavra e contra o ''excesso de visualização'' do mundo em que vivemos. Porém, há alguns meses ando com um celular a tiracolo, fazendo milhares de fotografias do que vejo. A tal ponto que já não consigo dissociar o blogar do fotografar...E qual é o papel das fotografias deste blog com cara nova( e um número de mais de 100 frenéticos posts mensais)? Ler fez de mim um sujeito reflexivo e auto-centrado. De tão voltado para dentro, ignorava diversos fenômenos relevantes ao meu redor. Trocava tudo pela leitura do meu jornal diário ou de algum livro. De repente, munido de um celular com câmera de meros 2 megapixels, blogar se transformou em uma maneira apaixonante de registrar o que está acontecendo em minha vida. De fato, invejo aquele cientista que instalou uma câmera na própria testa e está registrando TUDO o que se passa em sua vida( inclusive sua navegação pela Internet). Mas isto seria revelador demais: instale uma câmera em um indivíduo médio do sexo masculino e teremos uma quantidade incrível de traseiros femininos observados em um passeio aparentemente despretensioso pelas principais ruas de uma grande cidade...O nosso olhar, para indignação das mulheres, é incontrolado, não faz distinções, volta-se, democraticamente, até para as não muito belas...E o que é ''olhar através de uma câmera''? Para mim significou sair de uma prisão. Tão preso que estava aos livros, ao mundo ''de dentro'', que acabava ignorando todo o resto, de repente passei a- em minhas caminhadas diárias- reparar em árvores, flores, no quanto a cidade ''árida'' ao meu redor abriga inúmeros pequenos tesouros ainda por descobrir...Esta semana ''desci'' da Vila Madalena, onde havia almoçado, até o bairro de Pinheiros, próximo à Marginal do rio de mesmo nome. Descobri, entre outras coisas- ''segredos'' que irei revelando neste blog pouco a pouco- a nova Praça Victor Civita, ao lado da Editora Abril. De lá segui para...e depois...Blogar me faz, como toda paixão, um sujeito ''melhor do que eu era''. Blogar é também blefar. Em função do blog, passei a levar um estilo de vida um pouco diferente do que tinha. Blogar me fez, por exemplo, desejar frequentar mais restaurantes do que os poucos que eu conhecia...Blogar me fez querer, com maior intensidade, conhecer lugares novos- na minha e em outras cidades...Ás vezes me ''canso'' de levar o celular a tiracolo. O resultado é não poder, por exemplo, registrar uma importante passeata na Avenida Paulista a favor dos Palestinos e contra a Invasão da Faixa de Gaza por Israel...O Google também é responsável por toda esta ''onda visual, fotográfica'', ao avisar-me que apenas 10%( dez por cento!)de todo o espaço disponível para o blog já foi utilizado. E olha que estamos chegando ao post de número 800...Para concluir, entendi a ''bronca'' de meu velho amigo como um chamado a escrever mais. Mas o processo desencadeado de fotografar aquilo que, no final das contas, a minha vida, um misto da vida real e da vida ''idealizada'' e ''aumentada'' graças ao poder do blog, este processo não dá mais para parar. Blogar é no fundo exagerar, colocar uma imensa lente de aumento sobre coisas nem sempre reparadas pelos demais. Blogar é, no fundo, encher o mundo com uma maré infindável de fotos, de textos, lamentos, uivos de prazer. Blogar é exagerado. A vida é exagerada...Alcnol. PS: Segundo texto seguido longo e sem fotos, para alegria dos tradicionalistas como o meu amigo de Brasília-DF( que, também, deveria ser mais regular com a produção de seus dois blogs...). PS2: Por mais que eu tenha apreciado os dois livros do projeto ''Urbenauta''( passeios completos pelas cidades de São Paulo e Curitiba), de Eduardo Fenianos, seria ainda mais interessante poder assistir as imagens todas que ele registrou das duas capitais...Uma coisa não exclui a outra...

2 comentários:

Blogedups disse...

Ah, bom, você está sendo muito correto, muito sincero em decidir que agora seu negócio é fotografar, ultrapassar a casa de milhares de fotos, e, quem sabe, um dia chegar a um Cartier ou a um Salgado. Foi um prazer, caro ex-articulista, é um prazer, caro fotógrafo. Só observo que, para fotografias, meu computador demora a abrir tantas fotos, tantas imagens - mesmo eu tendo adquirido um novo computer mais potente. Até breve, caro fotógrafo Alcnol.

Unknown disse...

Não tem nada disto. As fotos são toscas, mais ilustrativas do que qualquer outra coisa. O meu computador também demora para carregar tantas fotos, mas fazer o que? São os ''ossos do ofício''...