terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Auto-Estima

''Eu sou eu. Em todo o mundo, não há ninguém igual a mim. Há pessoas que tem alguns talentos iguais aos meus, mas a natureza de ninguém se compara à minha. Por essa razão, tudo o que sai de mim é meu de verdade, porque eu sozinho fiz a escolha. Sou dono de tudo o que diz respeito a mim, a meu corpo, inclusive tudo o que ele faz; minha mente, inclusive todos os meus pensamentos e idéias; meus olhos, inclusive as imagens de tudo o que me contempla; meus sentimentos, sejam quais forem eles: raiva, alegria, frustração, amor, desengano, excitação; minha boca e todas as palavras que dela provém, gentis, doces ou ásperas, próprias ou impróprias; minha voz, ruidosa ou suave; e todas as minhas atitudes com os outros ou comigo mesmo. Sou dono de minhas fantasias, meus sonhos, minhas esperanças, meus temores. Sou dono de todos os meus triunfos e sucessos, de todos os meus fracassos e erros. Porque sou dono de mim, sei o que se passa em me íntimo. Então, gosto de mim e sou afetuoso comigo em tudo o que me diz respeito. Desse modo, possibilito a mim trabalhar como um todo para o meu bem. Sei que há em mim alguns aspectos que me intrigam e outros aspectos que não conheço. Mas, enquanto eu for terno e afetuoso comigo mesmo, poderei, com coragem e esperança, procurar soluções para os enigmas, e meios de descobrir mais sobre mim. Seja como for que eu me pareça ou me comporte, o que quer que diga ou faça, pense e sinta em dado momento, tudo isto sou eu. É autêntico, e representa onde estou neste exato momento. Quando mais tarde recordar como pareci e me comportei, o que disse e fiz e pensei e senti, talvez algumas partes revelem-se inadequadas. Jogo fora o que não me serve, quando não for mais adequado, e invento algo novo para substituir o que descartei. Vejo, ouço, sinto, penso, falo e faço. Tenho as ferramentas para sobreviver, para ficar perto dos outros, para ser criativo e compreender o mundo das pessoas e as coisas fora de mim. Sou dono de mim; logo, tenho Livre Arbítrio. EU SOU EU, E ESTOU MUITO BEM''. ( VIRGINIA SATIR- PSICÓLOGA)

Nenhum comentário: