quinta-feira, 9 de outubro de 2008

O Shopping Center que recuperou toda uma região...

Que a crescente ''onda'' de construção de Shopping Centers no Brasil está ligada ao esvaziamento do comércio de rua não há dúvida. No entanto, em determinadas regiões decadentes da cidade, às vezes um shopping pode exercer um papel contrário: o de contribuir para a sua recuperação. Este caso, uma exceção, aplica-se bem ao Shopping Frei Caneca, em São Paulo. A rua Frei Caneca vai da Paulista até um cruzamento com a rua Augusta, próximo ao centro. Antes da inauguração do shopping, aquela era uma região decadente, e até mesmo perigosa em determinados horários. Hoje, como vocês podem ver pelas imagens, aquela tradicional área conhecida como ''centro'' passa por um boom imobiliário. Fala-se mesmo em uma futura ''expansão do shopping''. E, bem na frente dele, está em construção um moderno edifício de apartamentos entre 3 e 4 quartos. As imobiliárias passaram a vender aquela área como ''região da Paulista'', o que não deixa de ser. O shopping, modesto, conta com um conjunto de 9 salas de cinema- Espaço Unibanco- que é um dos melhores de São Paulo, com salas amplas e confortáveis. A área do shopping é bastante eclética, sendo ponto de encontro de ''alternativos'', executivos, idosos e casais com pequenas crianças...Uma síntese de São Paulo...Alcnol. Imagens de prédio em construção em frente ao shopping, prédio antigo na Rua Frei Caneca, duas fotos da bela vista urbana que vemos ao subir as escadas rolantes rumo aos cinemas e, enfim, da entrada dos cinemas- que brevemente, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, devem lotar mais uma vez...

2 comentários:

Anônimo disse...

Fico feliz em ver iniciativas como essa que revitalizam zonas tradicionais de uma cidade como São Paulo e além disso, devolve aos seus habitantes espaços para que possam interagir acrescendo qualidade de vida.
Pela descrição que fez e as fotos vi,deve ter ficado ótimo mesmo.
Outro exemplo do qual me recordo e pude conferir pessoalmente é a rua Avanhandava.

Unknown disse...

Com certeza. São exemplos de recuperação com capitais privados, sem auxílio do Poder Público...Mas esta região, que já conta com algumas sorveterias, lanchonetes e cafés novos, vai se reerguendo aos poucos. Ainda é possível ver bastante degradação, em especial nas proximidades da Rua Augusta- sentido centro. Há um PROCESSO de melhoras em curso, com um ritmo próprio. Mas alguém aí já está pensando como morador de São Paulo, certo?