sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Pesquisado...

Sabem aquele famoso comentário ''não acredito em institutos de pesquisa porque nunca respondi nenhuma pesquisa, e nem conheço ninguém que tenha respondido''? Eu não posso mais usá-lo...E isto desde maio, quando respondi a uma extensa pesquisa do Datafolha- verdadeira homenagem ao amigo ''dudaleu'', autor dos blogs''Lelê por dudu'' (www.leledudu.blogspot.com), sobre o dia-a-dia de sua filhinha, e de seu próprio ''O Observador''( www.blogedups.blogspot.com), e ''fã'' há vários anos do Grupo Folha- que levou quase uma hora. Ainda tive de dar o número do telefone para eles checarem, o que dá mostra da seriedade da pesquisa...Agora, ela está sendo publicada todos os domingos, com o nome de ''DNA Paulistano''. Uma pesquisa por regiões da cidade. Na minha, tive até dificuldade de mencionar algum problema...Lembrei, após alguns momentos de hesitação, de uma esquina próxima de casa em que não há semáforo( isto não é minimamente ''problemático'' para mim, mas lembrei dos concidadãos motoristas...). A cidade ''limpa'', de propagandas, anda bem sujinha por estes dias, mas este não é um problema apenas ''do meu bairro''...Eles perguntam qual é o nosso time de futebol( o meu, claro, é o São Paulo, mas há um bairro no extremo da zona leste em que cerca de 40% dos moradores são corintianos...quanto mais miserável o bairro, mais corintianos...). Também respondemos qual é(???)o nosso partido político preferido. Alguém teria? Qual seria o motivo para respondermos esta espécie de pergunta? E quantas vezes por semana freqüentamos livrarias( quase todos os dias...), cinema( 2 a 3 vezes por semana...)e shopping centers( ao menos uma vez por semana...). Em uma região próxima aqui de casa- a Consolação- cerca de 22% dos moradores vão aos cinemas ao menos uma vez por semana, e principalmente a pé. ''Coincidentemente'', esta região concentra alguns dos melhores cinemas de rua de São Paulo( Belas Artes e Espaço Unibanco), o que justifica tamanha adesão dos moradores...Também perguntam o de praxe: grau de escolaridade e renda familiar ( acho que caímos neste ítem, porque não temos mais nenhum automóvel...o país inteiro entrando na ''classe média'', e em casa não há um automóvel e nenhuma máquina de lavar...). Respondida a pesquisa, e acompanhando o resultado no jornal nosso de todos os domingos, ainda resta uma frustração e um desejo: quero, ao menos até o final desta campanha eleitoral para Prefeito e Vereadores, ter a oportunidade de exprimir a ''minha opinião''. Quem sabe o fato de ter de escolher alguém me motive também a optar por alguma ''corrente de opinião'' na hora da pesquisa...Pena que não tenho dupla cidadania para poder votar nas eleições americanas, mas isto já é uma outra estória. Quem sabe, caso não fosse candidato a Presidente dos Estados Unidos, Obama não daria um bom Prefeito de São Paulo?

Nenhum comentário: