quarta-feira, 2 de abril de 2008

Método Oho'oponoopono

Explicação do autor do livro ''A chave''( Joe Vitale)sobre o método de cura havaiano: (...)"Este é o ponto principal, ou seja, o mundo inteiro está dentro de você. Quando você cura a si mesmo, o mundo exterior fica curado. Você não precisa criar problemas com as outras pessoas. Não precisa ser agressivo com elas. Não precisa achar que elas estão resistindo. Tudo isso na verdade é um REFLEXO SEU( meu grifo). É parte da SUA(meu grifo) própria resistência. O Dr.Hew Len basicamente olhava para dentro de si mesmo e dizia quatro frases para o que chamamos de Divino- poderia também chamar de Deus, Universo, energia vital, força do estado zero, etc. Ele deixava o sentimento que estava sentindo dentro de si se manifestar e repetia: ''Eu te amo'', ''Desculpe'', ''Por favor, me perdoe'' e ''Obrigado''. Você pode considerar essas palavras um mantra, uma prece, um poema ou qualquer coisa que quiser; ele as repetia o tempo todo(...)Vejam bem, ele não dizia essas palavras para a outra pessoa. Ele não as pronunciava em voz alta. Na maioria das vezes, nem sequer olhava para a outra pessoa. Ele dizia essas palavras para a energia maior, não para si mesmo. E repetia várias vezes: ''Eu te amo'', ''Desculpe'', ''Por favor, me perdoe'' e ''Obrigado''. Na verdade, ele estava simplesmente apagar DE DENTRO DE SI (nosso grifo)as convicções que criavam o que ele estava vendo nas outras pessoas. Enquanto fazia isso- tudo isso remete à libertação, o segundo passo da palestra que dei no domingo- , enquanto repetia aquelas palavras, ele estava fazendo um pedido ao Divino, como se dissesse: ''Não sei de onde vieram essas convicções. Desculpe por tê-las. Eu te amo. Por favor, me perdoe por ter trazido essas idéias á minha consciência. Obrigado. Por favor, me perdoe, eu te amo, obrigado. Desculpe, por favor, me perdoe, obrigado, eu te amo''. Simplesmente repetindo essas palavras e mudando a ordem de vez em quando, vocês podem fazer qualquer coisa que quiserem. Se declararem repetidamente ''Eu te amo'', serão capazes de diluir qualquer forma de negatividade(...)Resumindo: não podemos mudar as outras pessoas. Elas têm livre-arbítrio. Mas podemos trabalhar dentro de nós mesmos. Lembrem-se de que as coisas que vemos na realidade, inclusive as pessoas, não passam de PROJEÇÕES''( nosso grifo). De fato, é difícil manter mais de um determinado tipo de pensamento em nossa mente. O amor repele o ódio, e vice-versa. A simples repetição do ''Eu te amo'' torna tudo mais leve ao nosso redor. Boa parte dos nossos problemas é causada pela resistência. Resistimos aos problemas, tentamos combatê-los, eliminá-los. A ''não-violência''' pregada por seres iluminados como Cristo, Dalai-Lama e Gandhi é muito maior do que algo que se limite exclusivamente ao plano físico. Mentalmente é preciso que sejamos não-violentos, pois as ações são mera decorrência dos nossos pensamentos...O que o terapeuta havaiano inventor desta técnica propõe é que ''combatamos'' nossos problemas com amor...Muito louco, não???

Nenhum comentário: