sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

O Caos, e as lojas de departamento

Embora não tenha necessidade de comprar todas aquelas quinquilharias, eu sinto uma verdadeira compulsão por lojas de departamento. Explico. Claro que gosto de coisas finas e requintadas, pela sua qualidade. Mas faço da busca por coisas em lojas de departamento uma verdadeira diversão. As lojas de departamento não tem vendedores chatos e o seu cada vez mais predominante chavão ''posso ajudar?''. Elas não seguem a ''moda'' oficial e seus padrões: ''agora o chique é usar preto, marrom, rosa, bege, etc.''. As araras são cheias de coisas de todos os tipos e cores, a todo tempo. Infelizmente, em contraponto, as coisas são feitas/copiadas com menos esmero: chamo algumas destas roupas de roupas ''quase''. Elas quase fizeram roupas bonitas, não fosse um pequeno detalhe aqui e ali que estraga tudo... Por isto elas são lojas de departamento, e não marcas famosas! Ao lado das lojas de departamento, outra paixão- em qualquer lugar- é entrar nas Lojas Americanas, esta versão moderna dos antigos Mercados Persa...Tenho vários ítens comprados na véspera de natais, como copos e pratos decorados, etc. E aqueles DVD's todos empilhados e comprados a R$ 9,99 ou R$ 12,99 são demais! A última aquisição foi a versão mais antiga de ''Guerra dos Mundos''- aquela que o Tom Cruise estragou na versão mais atual...Lojas Americanas, me desculpem este pequeno comercial involuntário, tem doces, água mineral, xampoos, tudo que sempre quebra o meu galho onde quer eu esteja...É sempre uma boa pedida. E não só eu acho isto, haja vista o crescente sucesso da marca...No Rio de Janeiro há uma versão local chamada Casa E Vídeo, que vende tudo que a Americanas vende, além de cabides, pratos e copos e outras coisas mais. É chegar ao Rio e procurar a Americanas e a Casa E Vídeo. Não dá para evitar, elas me puxam...Tem gente que gosta de comprar lembrancinhas em feiras. Outros, acumulam lembranças de viagem, do mundo inteiro. Eu sou VICIADO em lojas de departamento como a Renner, C&A e Riachuelo, e, principalmente, Lojas Americanas. A gente sempre entra nestes lugares com uma expectativa, e somos surpreendidos sempre com promoções e novidades que nem sabíamos que existiam...Elas satisfazem a minha necessidade de caos e desordem. E gosto, assim como diversas pessoas fazem com peças compradas em feirinhas de artesanato, de alternar roupas compradas a dedo nestes lugares com outras de ''grife''. E gosto ainda mais de receber elogios pela beleza de peças compradas baratinho nestes lugares, que chegam a rivalizar com as de marca...Claro que as utilizáveis são minoria da minoria, buscadas sistemática e criteriosamente em meio a uma multidão de outras roupas ''quase''...

Nenhum comentário: